Diretoria

DIRETORIA

Thiago Borges

Tiago Zanella

Vice Presidente
Currículo Lattes

André De Paiva Toledo

Gabriela Heckler

Leonardo Subtil

Orlindo Borges

Zilan da Costa e Silva

ESTAGIÁRIOS

Ana Hardt

Estagiária
Currículo Lattes

Bruno Biscaia

Estagiário
Currículo Lattes

CONSELHO CONSULTIVO

O Conselho é um órgão consultivo, formado por notáveis internacionalistas, cuja função é zelar pelo nome do Instituto Brasileiro de Direito do Mar e tomar decisões quando solicitado pela Diretoria, bem como autorizar a expedição de documentos oficiais que expressem a opinião do IBDMAR. O Conselho Consultivo tem em sua composição os seguintes profissionais:

Adherbal Meira Mattos

Professor Titular de Direito Internacional da Universidade Federal do Pará (UFPA). Advogado. Escritor. Conferencista, Doutor em Direito. Membro de diversas entidades, das quais se destaca o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Membro do Conselho Superior da Comissão do Direito Internacional e da Comissão de Direito Ambiental da Sociedade Brasileira de Direito Internacional. Autor de diversos artigos e de cerca de 30 livros sobres temas de Direito Internacional e Direito do Mar.
Currículo

André Panno Beirão

Professor e ex coordenador do Programa de Mestrado em Estudos Marítimos (PPGEM). Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – (Direito Internacional), Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval (EGN), Bacharel em Direito pela UNIRIO. Coordenador-Adjunto da CAPES da Área de Ciência Política e Relações Internacionais para Mestrados Profissionais. Pesquisador do Centro de Estudos Político-Estratégicos da Escola de Guerra Naval.
Currículo Lattes

Carina Costa de Oliveira

Professora da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília. Possui doutorado em direito internacional na Universidade Paris II-Panthéon Assas. Realizou seu mestrado em direito internacional no Centro Universitário de Brasília e a sua graduação em direito na Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de direito internacional e direito ambiental, com ênfase na gestão sustentável dos recursos naturais, na relação entre o direito internacional econômico, o direito do mar, o direito internacional privado e direito internacional ambiental. Articulações entre o direito internacional ambiental e o direito ambiental nacional, recursos naturais e a sustentabilidade são seus temas de pesquisa. Líder do Grupo de Pesquisa registrado no Cnpq em Direito, Recursos Naturais e Sustentabilidade (GERN-UnB).
Currículo Lattes

Paulo Edvandro da Costa Pinto

Doutor em Direito Internacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014) e em Política e Estratégia Marítimas pela Escola de Guerra Naval (2014). Possui graduação em Ciências Navais pela Escola Naval (1989), graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval (2006). Capitão-de-Mar-e-Guerra da Marinha do Brasil. Atualmente é Professor (Faculty member) do Inter-American Defense College (IADC, Washington DC), pesquisador e professor colaborador do International Institute of Humanitarian Law (IIHL – Sanremo, Italia), Diretor do Centro de Estudos de Direito do Mar da Universidade de São Paulo (CEDMAR – USP).
Currículo Lattes

CONSULTORES INTERNACIONAIS

O grupo de consultores internacionais é formado por notáveis doutrinadores em Direito do Mar de todas as partes do mundo. Sua função é zelar pelo nome do IBDMAR e promover o Instituto internacionalmente. Quando solicitado pela Diretoria, os consultores internacionais expressam sua opinião para a formação de diretrizes com o intuito de fortalecer o Instituto internacionalmente.

Marta Chantal Ribeiro

Professora da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (Direito Internacional Público, Direito da União Europeia, História do Direito Português). Doutorada pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Mestre pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Coordenadora do grupo de pesquisa em Law of the Sea do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR). Consultora da Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar do Ministério da Defesa Nacional de Portugal. Membro do Centro de Investigação Jurídico-Económica na componente ‘Direito do Mar e Desenvolvimento Sustentável’. Neste contexto, tem estado envolvida em projetos (v.g., European Science Foundation) e organismos internacionais (v.g., OSPAR).

Virginie Tassin

Doutora em direito pela Universidade Sorbonne (França) e pela Universidade de Melbourne (Austrália). Ex-jurista do Tribunal Internacional do Direito do Mar, trabalhou na Organização Mundial da Saúde (OMS), no Banco Mundial, no Secretariado da Comunidade do Pacífico, no governo francês em Paris e no Vietnã (Conselho Econômico, Social e Ambiental, Missão Econômica Francesa de Ho Chi Minh), em think tanks na China e na Austrália (Emerging Leaders Dialogue, Victorian Climate Change Adaptation Center), em centros de pesquisa na Austrália, Brasil e Mônaco (Australian National Centre for Ocean Resources, Grupo de Pesquisa em Direito Internacional dos Recursos Naturais, Institut du droit économique de la mer), no setor privado, especialmente em escritórios de advocacia na Austrália, Alemanha e França (Blake Dawson Waldron, BHM-Penlaw, Eversheds). É fundadora do escritório de advocacia VTA-Tassin, localizado em Paris.