Notícias

23 fevereiro 2023

Chamada de artigos – VII Congresso do IBDMAR

O Instituto Brasileiro do Direito do Mar (IBDMAR) torna público o convite a professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da área do direito, relações internacionais e áreas afins ao direito do mar para participar do processo seletivo de artigos para o VII Congresso do Instituto Brasileiro de Direito do Mar, que se realizará nos dias 30 e 31 de outubro de 2023 na Escola de Guerra Naval, Rio de Janeiro. Os artigos selecionados comporão o 7o volume do livro “Direito do Mar: reflexões, tendências e perspectivas”, publicado pela Editora D’Plácido.

 

PRAZO

Os artigos devem ser enviados ao IBDMAR até 06 de agosto de 2023 por meio do link: https://forms.gle/HzaeJQ2tVkoaMVq49

 

AUTORIA

Serão avaliados os artigos redigidos por Doutor, Mestre, Mestrando ou Especialista. Os Graduados e Graduandos podem submeter artigos, desde que tenham como coautor um Doutor ou um Mestre.

Os autores devem estar inscritos, no momento da submissão dos artigos, no VII Congresso do IBDMAR.

Cada autor poderá submeter até 2 (dois) artigos. Cada artigo poderá ter, no máximo, 2 (dois) coautores.

O texto dos artigos não poderá conter qualquer identificação da autoria, sob pena de desclassificação. Os dados de identificação da autoria deverão constar apenas da folha de rosto e ser inseridos no formulário de envio dos artigos.

 

IDIOMAS

Os artigos podem ser escritos em português, espanhol, inglês ou francês.

 

ESTRUTURA DO TEXTO

Título (português ou espanhol ou francês, com tradução para o inglês);

Resumo (português ou espanhol ou francês, com tradução em “Abstract”) de até 800 (oitocentos) caracteres com espaço;

Palavras-chave (português ou espanhol ou francês, com necessária tradução para o inglês) de 3 (três) a 5 (cinco), separadas por ponto-e-vírgula, com iniciais minúsculas, salvo quando se exigir maiúscula;

Introdução;

Desenvolvimento;

Conclusão/Considerações finais;

Referências bibliográficas.

 

 

FORMATO DO TEXTO

Os artigos deverão enquadrar-se na seguinte formatação: arquivo Word (.doc ou .docx), tamanho entre 15 (quinze) a 30 (trinta) páginas, excluindo-se as referências bibliográficas; formato A4; fonte Times New Roman, corpo 12 (doze); espaçamento 1,5 (um e meio); margem superior e inferior de 2,5 (dois e meio) cm e laterais de 3 (três) cm. Não serão avaliados os artigos com menos de 15 (quinze) páginas.

Título e subtítulos devem ser grifados em negrito. O título deverá estar em caixa alta, centralizado. As divisões e subdivisões dos artigos deverão estar em letra minúscula, em negrito, numerados de forma progressiva. A introdução, conclusão e referências bibliográficas não devem ser numeradas.

 

CONTEÚDO DO TEXTO

Os artigos submetidos não precisam ser inéditos. Se não for inédito, basta comunicar o fato ao Editor (em “Comentário ao Editor”) no momento da submissão online do texto.

O conteúdo expresso nos artigos é de inteira responsabilidade do autor, eximindo-se o IBDMAR de quaisquer responsabilidades.

 

CITAÇÕES

As citações diretas de até 3 (três) linhas serão feitas entre aspas, no mesmo parágrafo. Acima de 3 (três) linhas, devem ser feitas em novo parágrafo, com recuo de 4 (quatro) cm da margem, sem aspas, e depois de dois-pontos. Locuções em idioma estrangeiro e destacadas deverão estar em itálico.

 

NOTAS DE RODAPÉ

Notas explicativas e referências de pesquisa deverão ser inseridas ao final de cada página por meio de notas de rodapé. Não se deve usar o sistema autor-data.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Todas as fontes utilizadas, diretas e indiretas, deverão ser mencionadas nas referências bibliográficas, em ordem alfabética de sobrenome do autor, com título de obra ou do periódico em itálico, sem indicação do número de páginas. O título do capítulo de livro ou artigo de periódico deve estar entre aspas, devendo ser indicado o intervalo de páginas. Somente as obras efetivamente citadas devem aparecer nas referências bibliográficas.

Exemplos:

TANAKA, Yoshifumi. The International Law of the Sea. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.

ANDERSON, David. “Freedoms of the High Seas in the Modern Law of the Sea”. In: FREESTONE David; BARNES Richard. The Law of the Sea: Progress and Prospects. Oxford: Oxford University Press, 2006, pp. 327-346.

BAI, Jiayu. “The IMO Polar Code: The Emerging Rules of Arctic Shipping Governance”. The International Journal of Marine and Coastal Law, Vol. 30, Issue 4, 2015, pp. 674-699.

 

AVALIAÇÃO

Para a aceitação dos artigos, serão verificadas preliminarmente pelo Conselho Editorial do VII Congresso do IBDMAR as condições de autoria, idioma, tema, estrutura e formato do texto. Uma vez aceitos os artigos, far-se-á a sua avaliação anônima por pares (blind peer review) por meio de parecer, que recomendará a aprovação ou reprovação dos artigos. Os autores terão acesso à avaliação dos seus artigos, sem identificação do parecerista.

 

PUBLICAÇÃO

Os artigos aprovados pelo Conselho Editorial serão apresentação no VII Congresso do IBDMAR e farão parte do 7o volume do livro “Direito do Mar: reflexões, tendências e perspectivas”, publicado pela Editora D’Plácido, parceira do IBDMAR desde 2017.

 

INSCRIÇÃO DE AUTOR

Para submissão de artigos, cada autor deve se inscrever aqui, pagando o valor individual de

Até o dia 10 de maio de 2023: R$ 120,00 (cento e vinte reais)

Entre 11 de maio de 2023 e 20 de outubro de 2023: R$ 154,00 (cento e cinquenta e quatro reais)

 

O que lhe garantirá:

Avaliação de até 2 (dois) artigos submetidos;

Apresentação dos artigos no VII Congresso do IBDMAR, uma vez aprovados;

Certificado de participação e apresentação de artigos, uma vez aprovados;

Publicação dos artigos no 7o volume do livro “Direito do Mar: reflexões, tendências e perspectivas”, uma vez aprovados;

Associação ao IBDMAR até 30 de outubro de 2024, independente de aprovação de artigos.

 

LINK DE INSCRIÇÃO

https://www.sympla.com.br/vii-congresso-do-instituto-brasileiro-de-direito-do-mar__1891162

 

Share via
Copy link
Powered by Social Snap