Carta do ex-Presidente do IBDMAR
Carta do ex-Presidente Tiago V. Zanella
Salvador, 28 de julho de 2022.
Prezados(as) Associados(as) do Instituto Brasileiro do Direito do Mar (IBDMAR),
É com sensação de dever cumprido que comunico o encerramento das minhas atividades como Presidente do IBDMAR, um desafio e, ao mesmo tempo, uma grande oportunidade que tive para trabalhar pelo desenvolvimento do Direito do Mar no Brasil.
O Instituto surgiu por ideia e iniciativa do nosso também ex-presidente Dr. Thiago Borges (2016-2019), nos idos de 2014. Nesta primeira diretoria tive o honroso cargo de Vice-Presidente do IBDMAR. Posteriormente, fui eleito Presidente do Instituto para o triênio 2019-2022, que se encerra neste momento.
Creio que desde o seu nascimento, o Instituto tem conseguido atingir seu principal objetivo: fomentar o Direito do Mar no Brasil. Acredito que temos contribuído para, finalmente, o Brasil despertar, a “soltar suas amarras” para o estudo do Direito do Mar, que ficou por muito tempo renegado, não obstante o tamanho e a importância da nossa “Amazônia Azul”.
Foram três anos de intenso e honesto trabalho em prol do Direito do Mar. Sempre tive como premissa gerir o Instituto de forma mais democrática possível, sem utilizá-lo ou permitir que utilizassem o IBDMAR para benefício pessoal. Isso, logicamente, gerou rugas com aqueles que tentaram utilizar o Instituto como meio de promoção pessoal. Contudo, com apoio de todos da minha diretoria, nos mantivemos fortes no propósito pelo qual o IBDMAR foi criado: promover o desenvolvimento do Direito do Mar no Brasil.
Nestes três anos, passamos por períodos turbulentos. Depois do III Congresso do Instituto Brasileiro de Direito do Mar, realizado em 2019 em Belo Horizonte, o quarto e quinto congressos tiveram que ser realizados virtualmente, em razão da pandemia de Covid-19. Todavia, com o suporte de toda diretoria e associados do Instituto, conseguimos realizar os eventos de modo realmente gratificante. Além disso, vale ressaltar outras importantes iniciativas que promovemos, como o ITLOS Moot Court Competition, com equipes de diversos países e instituições internacionais.
Aproveito a oportunidade para agradecer o trabalho dos diretores do Instituto neste triênio que passamos juntos e, em especial, dar boas-vindas meu (agora) ex-vice-presidente que acaba de ser eleito pelos associados do IBDMAR: Presidente Leonardo de Camargo Subtil e seu Vice-Presidente André de Paiva Toledo.
Sei que farão um excelente trabalho em prol do Direito do Mar e continuo como membro da diretoria do Instituto, prestando meu suporte e apoio necessários.
Bons ventos a todos e ao IBDMAR.
Tiago V. Zanella
Presidente do Instituto Brasileiro do Direito do Mar (2019-2022)