Notícias

16 agosto 2021

Prorrogação de prazo – Envio de artigos

Atendendo a solicitações, o Instituto Brasileiro de Direito do Mar (IBDMAR) resolveu prorrogar o prazo para envio de artigos para o V Congresso do Instituto Brasileiro de Direito do Mar, que será realizado virtualmente, entre os dias 11 e 12 de novembro de 2021.

Os artigos podem ser enviados até o dia 31 de agosto de 2021.

Todavia, os artigos enviados no novo prazo não poderão ser devolvidos aos autores para correções necessárias. Os artigos enviados no novo prazo serão “aprovados” ou “reprovados” pelos avaliadores, sem a possibilidade de “aprovação com correções necessárias”.

 

Veja as regras:

PRÉ-CONDIÇÕES

Os artigos podem ser escritos em português, espanhol, inglês ou francês.

Os trabalhos submetidos não precisam ser inéditos. Se o trabalho não for inédito, basta comunicar ao Editor (em “Comentário ao Editor”) no momento da submissão online do texto.

O conteúdo expresso é de inteira responsabilidade do autor, eximindo-se o Instituto de quaisquer responsabilidades.

Serão aceitos trabalhos produzidos por pesquisadores que tenham o título de Doutor, Mestre, Mestrandos ou Especialista. Graduados e graduandos podem publicar apenas em co-autoria por doutores ou mestres. Cada autor poderá submeter até 2 (dois) artigos.

Todos os autores devem estar inscritos, no momento da submissão do artigo, no V Congresso do Instituto Brasileiro de Direito do Mar.

 

FORMATO DO TEXTO

O artigo deverá enquadrar-se na seguinte formatação: arquivo Word (.doc ou .docx), tamanho entre 15 (vinte) a 30 (trinta) páginas, excluindo-se as referências bibliográficas, formato A4, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5, margem superior e inferior de 2,5 cm e laterais de 3 cm, respeitando as normas da ABNT. Não serão aceitos artigos com menos de 15 (quinze) páginas. Citações em notas de rodapé (nunca em “autor-data”).

 

ESTRUTURA DO TEXTO

Título (português ou espanhol ou francês, com necessária tradução para o inglês);

Resumo (português ou espanhol ou francês, com necessária tradução para o inglês);

Palavras-chaves (português ou espanhol ou francês, com necessária tradução para o inglês);

Introdução;

Desenvolvimento;

Conclusão/Considerações finais;

Referências bibliográficas.

Título e subtítulos devem ser grifados em negrito. O título deverá estar em caixa alta, centralizado, nas versões: português ou espanhol ou francês inglês. Os títulos das divisões e subdivisões dos textos deverão ser escritos em letra minúscula, em negrito, e numerados de forma progressiva (não sendo numeradas introdução, conclusão/considerações finais e referências).

Os artigos devem conter “resumo” em português ou espanhol ou francês “abstract” (de até 800 caracteres cada um – com espaço), bem como “palavras-chave” em português ou espanhol ou francês “key words” (de três a cinco palavras-chave, separadas por ponto-e-vírgula, com iniciais minúsculas, salvo quando a palavra exigir maiúscula).

 

IDENTIFICAÇÃO DO(S) AUTOR(RES):

O texto não poderá conter qualquer identificação do(s) autor(es), SOB PENA DE O ARTIGO SER DESCLASSIFICADO. Os dados de identificação do(s) autor(es) – OMITIDOS NO TEXTO SUBMETIDO – deverão ser lançados em folha de rosto do artigo.

Todos os dados do(s) autor(es) deverão ser inseridos unicamente no formulário de envio do artigo.

 

CITAÇÕES

As citações diretas de até três linhas serão feitas entre aspas, no mesmo parágrafo. Acima de três linhas, devem ser feitas em novo parágrafo, com recuo de 4 cm a partir da margem, sem aspas, e depois de dois-pontos. Locuções em língua(s) estrangeira(s) e destaques deverão ser redigidos em itálico.

 

NOTAS DE RODAPÉ E REFERÊNCIAS

Notas explicativas e referências (bibliográficas ou sites) deverão ser inseridas ao final de cada página (por meio de notas de rodapé). Não use o sistema autor-data. Todas as fontes utilizadas, diretas e indiretas, deverão ser mencionadas nas referências bibliográficas, em ordem alfabética de sobrenome do autor, com título de obra em negrito e sem itálico (títulos de periódicos ou de obras organizadas deverão estar em itálico e sem negrito), de acordo com as normas estabelecidas pela ABNT. Somente as obras efetivamente citadas devem aparecer nas referências.

 

Exemplos:

Obra completa: 

TANAKA, Yoshifumi. The International Law of the Sea. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.

Parte de obra coletiva (organizada, editada):

ANDERSON, David. Freedoms of the High Seas in the Modern Law of the Sea. In: FREESTONE David; BARNES Richard. The Law of the Sea: Progress and Prospects. Oxford: Oxford University Press, 2006, pp. 327–346.

Artigo de periódico:

BAI, Jiayu. The IMO Polar Code: The Emerging Rules of Arctic Shipping GovernanceThe International Journal of Marine and Coastal Law, vol. 30, Issue 4, pp. 674-699, 2015.

 

AVALIAÇÃO

Para a aceitação dos trabalhos, serão observados critérios de adequação à publicação, qualidade científica atestada pela o Conselho Editorial e por processo anônimo de avaliação por pares às cegas (blind peer review), além do cumprimento das normas de formatação de artigos estabelecidas por este Edital e normas da ABNT.

Avaliação de artigos submetidos – blind peer review: os artigos submetidos passam por uma avaliação prévia realizada pelo Conselho Editorial, verificando sua adequação a temática proposta em direito do mar. Após essa avaliação, os artigos são remetidos a dois pareceristas anônimos para a avaliação qualitativa de sua forma e conteúdo, de acordo com o processo conhecido como blind peer review.

O parecer pode ser pela Aceitação ou Rejeição. Os autores terão acesso a todos os pareceres sobre seu artigo, sem identificação do parecerista.

Os critérios a serem utilizados pelos avaliadores na análise dos artigos podem ser encontrados aqui.

 

PUBLICAÇÃO

Os artigos aprovados pelo Conselho Editorial para apresentação no V Congresso do Instituto Brasileiro de Direito do Mar serão publicados em obra própria pela Editora D´Plácido que será lançada no dia do evento.

 

LINK PARA ENVIO DO ARTIGO

http://www.ibdmar.org/formulario-de-envio-call-for-papers-chamada-de-artigos/

 

Share via
Copy link
Powered by Social Snap