IFLOS realiza evento virtual sobre Direito do Mar
Nessa quinta-feira (13/08), o International Foundation for the Law of the Sea – IFLOS organizou um evento virtual sobre “Law-making in the Law of the Sea and Maritime Law” das 9 horas às 14 horas no horário de verão da Europa Central – CEST pela plataforma Zoom. O evento contou com a participação de ilustres convidados que apresentaram, na língua inglesa, suas visões sobre diversos temas controversos do Direito do Mar. As inscrições se esgotaram, no entanto, para aqueles que não conseguiram se registrar ou assistir, a conferência foi gravada e será disponibilizada em uma plataforma ainda a ser divulgada pelo IFLOS.
A abertura do evento foi realizada, por ninguém menos, do que o Presidente do Tribunal Internacional do Direito do Mar – ITLOS Jin-Hyun Paik e pelo Professor Dr. Alexander Proelß. A primeira sessão sobre “The Law-making Function of the International Tribunal for the Law of the Sea” foi encabeçada pela Juíza do ITLOS Liesbeth Lijnzaad e contou com a participação da brasileira Luciana Fernandes Coelho, que além de ser uma das diretoras do Instituto Brasileiro de Direito do Mar – IBDMar, fez parte da classe de 2017 do Curso de Verão em Direito do Mar promovida pelo IFLOS.
O Juiz do ITLOS Tomas Heidar também se fez presente no evento com uma apresentação de 6 tópicos sobre “How Does the Law of the Sea Adapt to New Scientific Knowledge and Changing Circumstances”, além da participação, diretamente de Nova York, do Consultor (Jurídico) em Missão Permanente dos Estados Federados da Micronésia junto a Organização das Nações Unida – ONU, Clement Yow Mulalap.
A terceira palestra sobre “Maritime Law Reform: the Role of the European Commission” foi encabeçada pelo Professor da Dalian Maritime University, Filippo Lorenzon, e comentada pela Presidente do YoungShip de Hamburgo, Valeriia Sulima. Por último, o Professor da University of Edinburgh, James Harrison, falou sobre “The Contribution of National Legal Orders to Law-making in the Law of the Sea” e a Dra. Violeta Radovich contribuiu com seu comentário.
Bruna Abreu, estagiária do IBDMar, ficou maravilhada com a conferência: “Foi muito gratificante poder estar presente nesse evento com palestrantes de vários lugares do mundo, principalmente poder prestigiar a presença da professora brasileira Luciana Fernandes Coelho. O momento em que o mundo se encontra por conta do Covid-19 impossibilitou os encontros físicos, porém abriu um leque de oportunidades para participarmos de eventos no exterior como este. O privilégio de presenciar a explanação de renomados professores do mundo todo falando sobre vários tópicos de Direito do Mar foi pra mim muito recompensador.”