Notícias

13 abril 2020

A expansão do Direito do Mar no Brasil: O papel do IBDMAR

O IV Congresso do Instituto Brasileiro de Direito do Mar e o II ITLOS Moot Court Competition serão realizados este ano na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Mais especificamente, os eventos serão realizados na Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Como determinado em nosso Estatuto, o principal objetivo do IBDMar é “contribuir para o desenvolvimento do Direito do Mar no Brasil”.  O Instituto foi criado e existe com essa finalidade. É sempre com o desígnio de cumprir este objetivo que pautamos os trabalhos do IBDMar em todas as suas Diretorias

Gosto sempre de reforçar, em todos os momentos que falo como Presidente do IBDMar, que o Instituto não existe para promoção pessoal. Todos os membros da Diretoria trabalham incansável e genuinamente com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento e a expansão do Direito do Mar no Brasil.

Com este intuito, foi escolhida a cidade de Caxias do Sul para sediar os eventos de 2020 do Instituto. Sem dúvidas, seria mais fácil promover os eventos no centro do país, tal como realizamos no Rio de Janeiro (2018) e em Belo Horizonte (2019). Contudo, nosso objetivo não é o de promover o Direito do Mar somente onde ele já é pesquisado, mas “espalhar a palavra” pelas águas do nosso Brasil.

A experiência de 2019, em Belo Horizonte, foi extremamente positiva. Não obstante “estar longe do mar”, os eventos foram um grande sucesso. Como resultado, muitos estudantes, que até então não tinham nenhum contato com o Direito do Mar, passaram a conhecer e a estudar este ramo do direito que nos é tão caro. Foi plantada uma semente que vai – e já esta a – render muitos frutos.

O Estado do Rio Grande do Sul, que já tem em si uma vocação para a pesquisa das ciências jurídicas e das questões oceânicas, sediará tanto o IV Congresso do Instituto Brasileiro de Direito do Mar como o II ITLOS Moot Court. Os eventos serão realizados no campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS), situado na belíssima Serra Gaúcha.

Aguardamos todos vocês, no desejo de lhes rever em novembro!

Tiago Zanella
Presidente do IBDMar