Notícias

20 setembro 2019

Eleição da Sra. Ximena Hinrichs Oyarce para a função de Escrivã do Tribunal

TIDM Comunicado de Imprensa

ELEIÇÃO DA SRA. XIMENA HINRICHS OYARCE PARA A FUNÇÃO DE ESCRIVÃ DO TRIBUNAL

Os juízes do Tribunal Internacional do Direito do Mar elegeram hoje [20 de setembro de 2019] a Sra. Ximena Hinrichs Oyarce, de nacionalidade chilena, como Escrivã do Tribunal. A Sra. Hinrichs Oyarce sucede ao Sr. Philippe Gautier, que renunciou em 3 de junho de 2019. Antes de sua eleição como Escrivã, Hinrichs Oyarce atuou como Escrivã Adjunta do Tribunal.

A Sra. Hinrichs Oyarce começou sua carreira na Organização Marítima Internacional, em 1995, ingressando no Serviço Jurídico do Tribunal em 1997. Ela foi Jurista Principal/Chefe do Serviço Jurídico até sua eleição como Escrivã Adjunta em 2017. A Sra. Hinrichs Oyarce ministra palestras sobre o Direito do Mar em várias universidades, universidades de verão e institutos, tendo publicado estudos sobre o direito do mar e o direito internacional.

De acordo com as disposições do Regulamento do Tribunal, o Escrivão do Tribunal é eleito dentre os candidatos lançados pelos juízes do Tribunal. A Sra. Hinrichs Oyarce exercerá as funções de Escrivã por um período de cinco anos. O Escrivão, cujas funções são definidas no artigo 36 do Regulamento do Tribunal, auxilia o Tribunal no exercício de suas funções judiciais e é responsável por todos os serviços da Secretaria.

A biografia da Sra. Hinrichs Oyarce encontra-se disponível no site do Tribunal.

unnamed

Sra. Ximena Hinrichs Oyarce, eleita Escrivã do Tribunal.

Este TIDM Comunicado de Imprensa (ITLOS/Press 292, de 20 de setembro de 2019) foi traduzido do francês por André de Paiva Toledo, diretor do IBDMAR.