Notícias

13 junho 2017

Conferência dos Oceanos da ONU termina com acordo global: “Nosso oceano, nosso futuro: chamada para ação”

A Conferência sobre os Oceanos aconteceu entre os dias 5 e 9 de junho na sede da ONU, em Nova Iorque e reuniu os 193 Estados-membros das Nações Unidas.

No final da Conferência foi produzido um importante acordo global intitulado “Nosso oceano, nosso futuro: chamada para ação” com o objetivo de conservar e usar de forma sustentável os oceanos e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

O documento foi acompanhado ainda de 1,3mil compromissos voluntários de diversos segmentos – governos, sociedade civil, empresas, centros de pesquisa e organismos internacionais, entre outros – marcando um avanço na abordagem global da gestão e conservação dos oceanos.

A Conferência aumentou a consciência global sobre problemas ambientais marinhos, que vão desde a poluição até a pesca ilegal e indiscriminada, bem como a acidificação dos oceanos e a falta de governança do alto-mar. Ao incluir todas as partes interessadas na discussão, o evento produziu uma gama de soluções práticas e abrangentes.

“A Conferência sobre os Oceanos mudou nosso relacionamento com o oceano”, assegurou o presidente da Assembleia Geral da ONU, Peter Thomson. “De agora em diante, ninguém pode dizer que não está ciente do mal que a humanidade tem feito à saúde marinha. Estamos agora trabalhando em todo o mundo para restaurar uma relação de equilíbrio e respeito com o oceano.”

Já o subsecretário-geral da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais e secretário-geral da Conferência, Wu Hongbo, declarou que o encontro marcou um grande passo para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ““Foram apresentadas várias soluções inovadoras que podem nos ajudar a alcançar o Objetivo 14 e, por meio de seus vínculos, os demais objetivos.”

Como resultado, a Conferência reconhece que o bem-estar das gerações atuais e futuras está diretamente ligado à saúde e à produtividade do oceano. Os Estados concordaram então em realizar este grande chamado “para agir decisiva e urgentemente, convencendo-se que nossa ação coletiva fará uma diferença significativa para nossa população, nosso planeta e nossa prosperidade”.

 

image18_5250

Share via
Copy link
Powered by Social Snap