Notícias

21 abril 2017

Maior companhia de aviação da China bane transporte de barbatanas de tubarão

A transportadora chinesa Southern Airlines – maior do país e oitava maior do mundo – anunciou que não mais transportará cargas contendo barbatanas de tubarão. A companhia prometeu, ainda, participar ativamente na causa da proteção animal.

O que traz mais relevância à decisão é o fato de que a Southern Airlines é sediada em Guangzhou, o maior centro de negociações do produto no mundo inteiro, reduzindo em muito as opções para importadores chineses.

Alex Hofford, ativista da vida selvagem na WildAid Hong Kong, aplaudiu a recente decisão chinesa:

“O banimento da China Southern irá, sem dúvidas, enviar uma forte mensagem aos numerosos comerciantes de barbatana de tubarão em Guangzhou de que suas atividades negociais são, muitas vezes, ilegais, mas sempre antiéticas, imorais, cruéis e insustentáveis. ”

Com este recente anúncio, a percentagem total de companhias internacionais de aviação que decidiram banir o transporte de barbatanas de tubarão sobe para 51%, deixando a China Eastern como a única das três companhias nacionais chinesas que ainda não declarou sua posição acerca do problema.

 

sharkshark

Shark finning é o termo utilizado para descrever a pratica de captura de tubarões para posterior remoção e retenção de suas barbatanas, em que o resto do corpo é geralmente descartado no oceano ainda vivo.

 

Um passo de cada vez

No início desse ano, a transportadora Air China foi a pioneira no país a banir esse tipo de carga, demarcando uma dramática mudança na postura da China em relação à comercialização de espécies em risco de extinção.

A notícia foi liberada no início de janeiro pela Air China, logo após a China anunciar seus planos em banir o comércio doméstico de marfim, uma decisão que representou um marco de importância vital na luta por dar um fim à epidemia de caça ilegal aos elefantes na África.

Tudo isso demarca uma gradual transformação no país, que vem deixando de ser a origem do problema para começar a tornar-se parte da solução.

 

Além da China

Outras transportadoras no mundo inteiro já estão assumindo o mesmo compromisso que a Southern Airlines. A exemplo ficam a Cathay Pacific Airways (sediada em Hong Kong), a British Airways, e as American, Emirates e Singapore Airlines.

Ao redor do mundo, 17 das 19 maiores transportadoras, medidas por capacidade de carga, já baniram as barbatanas de tubarão, impactando em 71% do mercado global.

A atenção agora está focada nas companhias estadunidenses FedEx e United Airlines, que se encontram sob grande pressão para alterar suas políticas de transporte de carga.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap