Notícias

20 março 2017

Prazo para submissão de artigo para o II CBDM termina dia 03 de abril de 2017

O Instituto Brasileiro de Direito do Mar (IBDMAR) relembra a todos os professores, pesquisadores, estudantes, profissionais da área do direito e das relações internacionais que o prazo para participar do processo seletivo de artigos para serem apresentados no II Congresso Brasileiro de Direito do Mar termina do dia 03 de abril de 2017.

 

PRÉ-CONDIÇÕES

Os artigos poderão ser escritos em português, espanhol, inglês ou francês.

Os trabalhos submetidos não precisam ser inéditos. Se o trabalho não for inédito basta assinalar no formulário online de entrega ao Editor.

O conteúdo expresso é de inteira responsabilidade do autor, se furtando o Instituto de quaisquer responsabilidades. No momento de envio do artigo o autor deverá sinalizar que leu e aceita as regras de publicação e cessão de direitos autorais.

Os trabalhos produzidos por pesquisadores que não sejam Doutor, doutorando, Mestre ou mestrando (Especialistas, Graduados e graduandos) serão aceitos em coautoria ou sob orientação subscrita em Carta de Orientação por um Doutor ou Mestre.

Os trabalhos em coautoria somente serão aceitos quando todos os autores estiverem inscritos no Congresso.

Os trabalhos enviados por Especialistas, Graduados e graduandos sob orientação de Mestre ou Doutor somente serão aceitos se tanto o autor quanto o orientador estiverem inscritos no Congresso.

Cada pesquisador só poderá submeter um artigo individual e, no máximo, 3 (três) em coautoria ou como orientador.

Os artigos de pesquisadores Mestres e Doutores que atenderem aos requisitos para publicação na Revista Brasileira de Direito do Mar serão avaliados para integrar a publicação do periódico. Em caso de aprovação, o autor será consultado e poderá optar pela publicação na RBDM ao invés da obra do Congresso.

Todos os demais artigos aprovados serão publicados em obra na data do Congresso.

 

FORMATO DO TEXTO

O artigo deverá enquadrar-se na seguinte formatação: arquivo Word (.doc ou .docx), tamanho entre 15 (vinte) e 30 (trinta) páginas, excluindo-se as referências bibliográficas, formato A4, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5, margem superior e inferior de 2,5 cm e laterais de 3 cm, respeitando as normas da ABNT. Não serão aceitos artigos com menos de 15 (quinze) páginas. Citações em notas de rodapé (nunca em “autor-data”).

 

ESTRUTURA DO TEXTO

Título (português ou espanhol ou francês, com necessária tradução para o inglês);

Resumo (português ou espanhol ou francês, com necessária tradução para o inglês);

Palavras-chaves (português ou espanhol ou francês, com necessária tradução para o inglês);

Introdução;

Desenvolvimento;

Considerações finais / Conclusão;

Referências bibliográficas.

Título e subtítulos devem ser grifados em negrito. O título deverá estar em caixa alta, centralizado, nas versões: português ou espanhol ou francês e inglês. Os títulos das divisões e subdivisões dos textos deverão ser escritos em letra minúscula, em negrito, e numerados de forma progressiva (não sendo numeradas introdução, considerações finais e referências).

Os artigos devem conter “resumo” em português ou espanhol ou francês e “abstract” (de até 800 caracteres cada um – com espaço), bem como “palavras-chave” em português ou espanhol ou francês e “key words” (de três a cinco palavras-chave, separadas por ponto-e-vírgula, com iniciais minúsculas, salvo quando a palavra exigir maiúscula).

 

IDENTIFICAÇÃO DO(S) AUTOR(RES):

O texto não poderá conter qualquer identificação do(s) autor(es), SOB PENA DE O ARTIGO SER DESCLASSIFICADO. Os dados de identificação do(s) autor(es) – OMITIDOS NO TEXTO SUBMETIDO – deverão ser lançados apenas no formulário de inscrição.

 

CITAÇÕES

As citações diretas de até três linhas serão feitas entre aspas, no mesmo parágrafo. Acima de três linhas, devem ser feitas em novo parágrafo, com recuo de 4 cm a partir da margem, sem aspas, e depois de dois-pontos. Locuções em língua(s) estrangeira(s) e destaques deverão ser redigidos em itálico.

 

NOTAS DE RODAPÉ E REFERÊNCIAS

Notas explicativas e referências (bibliográficas ou sites) deverão ser inseridas ao final de cada página (por meio de notas de rodapé). Não use o sistema autor-data. Todas as fontes utilizadas, diretas e indiretas, deverão ser mencionadas nas referências bibliográficas, em ordem alfabética de sobrenome do autor, com título de obra em negrito e sem itálico (títulos de periódicos ou de obras organizadas deverão estar em itálico e sem negrito), de acordo com as normas estabelecidas pela ABNT. Somente as obras efetivamente citadas devem aparecer nas referências.

Exemplos: 

Obra completa:

TANAKA, Yoshifumi. The International Law of the Sea. 2ª ed. Nova Yorque: Cambridge University, 2015.

Parte de obra coletiva (organizada, editada):

ANDERSON, David. Freedoms of the High Seas in the Modern Law of the Sea. In: FREESTONE David; BARNES Richard. The Law of the Sea: Progress and Prospects. Nova Yorque: Oxford University Press, 2006, pp. 327–346.

Artigo de periódico:

BAI, Jiayu. The IMO Polar Code: The Emerging Rules of Arctic Shipping Governance. The International Journal of Marine and Coastal Law, Vol. 30, Issue 4, pp. 674-699, 2015.

 

AVALIAÇÃO

Para a aceitação dos trabalhos serão observados critérios de adequação à publicação, qualidade científica atestada pela o Conselho Editorial e por processo anônimo de avaliação por pares às cegas (blind peer review) além do cumprimento das normas de formatação de artigos estabelecidas por este Edital e normas da ABNT.

Avaliação de artigos submetidos – blind peer review: os artigos submetidos passam por uma avaliação prévia realizada pelo Conselho Editorial, verificando sua adequação a temática proposta em direito do mar. Após essa avaliação, os artigos são remetidos a dois pareceristas anônimos para a avaliação qualitativa de sua forma e conteúdo, de acordo com o processo conhecido como blind peer review.

O parecer pode ser pela Aceitação ou Rejeição. Os autores terão acesso a todos os pareceres sobre seu artigo, sem identificação do parecerista.

 

SUBMISSÃO ON-LINE

 Os autores devem submeter seus trabalhos online até 03 de abril de 2017, através do formulário no link abaixo:

FORMULÁRIO DE ENVIO DE ARTIGO