Notícias

25 março 2017

Operação Carne Fraca: China suspende importações e carne brasileira fica encalhada no mar

No presente momento, 270 toneladas de carne bovina brasileira congelada encontram-se num navio rumo a Xangai, e não há certeza de que ela será aceita pela alfândega local uma vez que chegue a seu destino, no mês que vem.

Segundo o site Bloomberg, quem leva essa carga é a empresa Shanghai Yadongsheng Import-Export, que negocia US$200 milhões em carne por ano, e faz parte da cadeia de abastecimento global que alimenta a China. A decisão da China de interromper as importações de carne brasileira enquanto as autoridades não garantirem a segurança do produto preocupou alguns clientes de Zhang Lian, gerente de importações da empresa.

“É uma situação ruim. Estamos pedindo aos clientes que encomendaram esses contêineres que sejam pacientes. Estamos aconselhando os novos clientes a evitarem encomendar carne bovina brasileira em um futuro próximo.” Afirmou Zhang.

A carne saída do Brasil demora cerca de um mês para chegar aos portos asiáticos, por isso os carregamentos já embarcados antes da suspensão encontram-se agora em limbo no mar.

 

Exportação carne Brasil

Os maiores destinos das exportações de carne bovina e de frango do Brasil

 

A causa da suspensão às importações

O Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina e de frango, respondendo por quase um quinto das exportações globais. A Operação Carne Fraca, que investiga a possibilidade de parte desses alimentos estar estragada, atingiu importadores, transportadores, processadores de alimentos e clientes no mundo inteiro.

A crise surgiu após o anúncio das autoridades brasileiras, em 17 de março, de que estão investigando evidências de que produtoras de alimentos subornaram funcionários do governo para aprovar a venda de carne estragada. Os investigadores afirmaram que algumas salsichas e frios continham cabeça de porco e outras partes de animais, e que em alguns casos foi adicionado papelão a produtos feitos de carne, e usado ácido para mascarar o odor da carne estragada.

A China, incluindo Hong Kong, é o maior importador mundial de carne brasileira, sendo destino de cerca de um terço dos US$ 5,5 bilhões em carne bovina exportada do Brasil, que, segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) foi a maior economia da América Latina no ano passado.

Hong Kong informou na última terça-feira (21) que também suspendeu temporariamente a importação de carne congelada, refrigerada e de aves do Brasil. A cidade é o maior ponto de transbordo de carne e de outros produtos para a China.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap