Rússia conclui pesquisas para Manual de Navegação em Águas Polares
O Registro Marítimo Russo de Shipping (RS) completou as pesquisas para a formulação do Polar Water Operational Manual (PWOM), um manual destinado a procedimentos operacionais do transporte marítimo em águas polares.
O manual deve estar disponível a bordo de navios registrados no RS, de acordo com o Código Polar que entrou em vigor no dia primeiro desse mês.
O trabalho realizado inclui uma lista dos riscos de navegação no gelo, assim como medidas para a prevenção e minimização de seu impacto negativo, baseada na análise de navios com experiência operando em águas polares.
O que é o novo Código Polar?
As embarcações operantes nas regiões do Ártico e Antártico estão sujeitas a uma série de riscos relativos às especificidades desses ambientes remotos, como condições meteorológicas precárias e um sistema de comunicação mais complicado, o que dificulta as operações de salvamento.
Não é de hoje que disposições e recomendações vêm sido desenvolvidas pela IMO resguardando a segurança desses navios, assim como a proteção dos respectivos ambientes em que atuam.
O Código Polar, adotado na 94ª sessão do Comitê de Segurança Marítima (MSC) da Organização Marítima Internacional, em 2014, e que entrou em vigor no dia 1º de janeiro desse ano, representa um marco histórico na sequência de todas essas medidas já tomadas.
Ele vai além de convenções já existentes como a MARPOL e a SOLAS, e envolve todas as questões relacionadas à navegação nas águas em torno dos Pólos, como design, construção e equipamento, operação e treinamento, busca e salvamento, e, não menos importante, proteção ao meio ambiente e ecossistema únicos das regiões polares.