Notícias

24 janeiro 2017

“Piratas” atacam na Baía de Todos os Santos

Do final do ano passado para o começo desse mês, a Baía de Todos os Santos, em Salvador (BA) tem se tornado constante alvo de assaltos a embarcações como veleiros e lanchas, em parte divulgados através de redes sociais como Facebook.

Segundo notícia do site Varela Notícias, do dia 31 de dezembro até a primeira semana de janeiro, 3 casos foram registrados em locais próximos à Ilha de Itaparica. De acordo com informações do site, os assaltantes atuam com extrema violência e as vítimas ficam de mãos atadas em relação à negligência das autoridades.

“A Capitania dos Portos alega que não compete a ela coibir a ação dos criminosos, embora seja de sua responsabilidade cobrar documentação das embarcações. Já a PM informa em nota que realiza patrulhamento das orlas, mas a ação ostensiva na água é somente durante alguma ocorrência, o que é difícil de acontecer já que durante os assaltos, os criminosos aniquilam qualquer forma de comunicação das vítimas”, afirma a matéria.

Velejadores locais informaram que os lugares de mais risco são Itaparica, Ilha de Maré e Prainha da Baía de Aratu.

A má-fama gerada pelos incidentes compromete não apenas as vítimas diretas, mas também quem tem seu ganha-pão no turismo das águas.

“É triste porque temos uma das melhores baías do mundo para se navegar e com enorme potencial turístico, mas hoje causa medo em qualquer um. Todo navegador do Brasil sabe hoje que aqui não é um lugar seguro. Por isso, se não for em um local com segurança reforçada eu não paro. Eu que não vou arriscar a vida da minha família”, declarou ao site o velejador Lucas Albuquerque.

Um outro site, o Agora na Bahia, que também noticiou os assaltos, afirma que consultou a Capitania dos Portos e houve confirmação de que a missão da Marinha não inclui esse tipo de fiscalização. Com finalidade de garantir a segurança da navegação, os agentes da Capitania apenas observam se o piloto é habilitado e se a embarcação se encontra com os documentos e itens de segurança em dia.

Por todos os pontos da Baía de Todos os Santos onde o ‘Agora na Bahia’ passou, encontraram queixas em relação à insegurança e falta de policiamento.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap