Notícias

20 dezembro 2016

Mar do Sul da China: sonda submarina americana é devolvida pelos chineses

O Pentágono confirmou essa semana que a China devolveu a sonda submarina americana que havia capturado no Mar da China Meridional – conhecido também como Mar do Sul da China.

A sonda havia sido capturada há alguns dias atrás por um navio de bandeira chinesa, a uma distância de cerca de 50 milhas náuticas das Filipinas. Segundo Washington, ela era utilizada para monitorar a salinidade e a temperatura da água.

“Este incidente contradiz tanto a legislação internacional quanto os padrões internacionais de conduta entre navios no mar”, afirmou Peter Cook, secretário de imprensa do departamento de Defesa estadunidense.

O Ministério das Relações Exteriores chinês, através de sua porta-voz Hua Chunying, remarcou que a forma que o incidente foi resolvido demonstra que os dois países têm um canal de comunicação adequado. Chunying alertou Washington, entretanto, que a China é contra a realização de operações de reconhecimento em águas costeiras chinesas.

 

As acusações de Trump pelo Twitter

O governo chinês havia desmentido anteriormente acusações lançadas pelo presidente eleito americano Donald Trump através da rede social Twitter.

captura-de-tela-2016-12-20-as-14-27-35

“China rouba drone de pesquisa da Marinha dos Estados Unidos em águas internacionais – retira-o da água e leva-o para a China num ato ‘sem presidente'”, escreveu Trump em seu tweet – corrigido posteriormente – , que foi objeto de piadas devido ao erro cometido trocando a expressão “unprecedented” (sem precedentes) por “unpresidented” (sem presidente).

Horas depois, Trump acrescentou em outro tweet “Nós deveríamos dizer à China que não queremos de volta o drone que eles roubaram – eles podem ficar pra eles!”.

captura-de-tela-2016-12-20-as-14-27-58

Os meios de comunicação chineses vêm expressando um profundo descontentamento com a postura assumida pelo futuro presidente.

O Global Times acusou o presidente eleito de “jogar mais lenha na fogueira”, zombando com o erro no tweet de Trump através de seu editorial entitulado: “‘Unpresidented’ Trump adds fuel to fire”.

Para o jornal China Daily, outro jornal de grande circulação na China, o erro de escrita foi encarado como o menor dos males: “O que é verdadeiramente surpreendente neste tuíte é que o próximo presidente dos Estados Unidos deformou os fatos completamente: isso é mais perigoso que divertido”.

 

Share via
Copy link
Powered by Social Snap