Argentina metralha e afunda barco chinês em operação contra pesca ilegal
Um navio da guarda costeira argentina afundou o pesqueiro chinês ‘Lu Yan Yuan Yu 010’, sem deixar vítimas, durante uma operação contra pesca ilegal em águas jurisdicionais argentinas.
“Foi detectado em pleno trabalho de pesca (ilegal) e, advertido para que detivesse seu progresso. Diante da negativa do barco infrator, se iniciou uma perseguição que acabou com o afundamento do pesqueiro. Os tripulantes foram resgatados com vida”, destaca o comunicado da guarda costeira.
O barco chinês foi detectado quando pescava ilegalmente em Zona Econômica Exclusiva da Argentina ao largo na zona de Puerto Madryn (1.300 Km ao sul de Buenos Aires).
“O pesqueiro infrator realizou manobras para colidir com o barco da guarda costeira, colocando em risco sua própria tripulação e também o pessoal da instituição, diante do que se ordenou disparar contra ele”, destaca o comunicado oficial.
O navio da guarda costeira argentina ‘Prefecto Derbes’ detectou o pesqueiro chinês na zona econômica exclusiva e acionou o “protocolo de dissuasão”. Foram realizados repetidos avisos por rádio (em espanhol e inglês) e sinais sonoros e visuais, mas o barco chinês apagou as luzes de pesca e tentou fugir para águas internacionais, sem responder aos permanentes avisos.
As forças argentinas iniciaram uma perseguição do barco chinês (Hot Pursuit) e, “na defesa dos recursos marinhos e diante da negativa do navio de ser abordado”, efetuaram disparos contra o barco e o afundaram.
A nota revela ainda que a tripulação abandonou o barco quando o capitão parou as máquinas porque o pesqueiro começava a afundar. O ‘Prefecto Derbes’ resgatou todos os tripulantes, incluindo o capitão e os levou para as autoridades costeiras para responderem perante a justiça federal argentina.
Segue abaixo o comunicado oficial da Argentina:
Publicado em 15 de mar de 2016
PREFECTURA HUNDiÓ A UN BUQUE CHINO QUE PESCABA DENTRO DE LA ZONA ECONÓMICA EXCLUSIVA Y RESCATÓ A SU TRIPULACIÓN
Se lo detectó en plena tarea de pesca y fue advertido para que detuviera su marcha. Ante la negativa del buque infractor, se inició una persecución que terminó con el hundimiento del pesquero. Sus tripulantes fueron rescatados con vida.